Verbos léxicos ou auxiliares em inglês vía @elrincondelvago


twitter: @eugenio_fouz

women sand

Primeiros auxílios nos verbos ingleses

Eugenio Fouz .-22.10.13

Bibliografia: Randolph Quirk & Sidney Greenbaum A University Grammar of English (Longman)London, 1973

*

O verbo em inglês pode ser de 2 classes: LÉXICO ou AUXILIAR. Podemos chamar aos verbos LÉXICOS também verbos NORMAIS ou com DO para nos entender. Os verbos NORMAIS ou LÉXICOS são praticamente todos os verbos ingleses. À hora de conjugar um verbo ou encontrar como expressar uma forma negativa ou interrogativa veremos que na maioria dos casos vamos ter que utilizar DO ou DO NOT ou DOES ou DOES NOT (se falamos do presente simples)

**

LÉXICOS são os verbos com significado próprio. No entanto, os verbos AUXILIARES são verbos de apoio ou auxílio que ajudam aos importantes ( aos LÉXICOS).

***

Imagine uma piscina em verão enche de gente e com duas ou três socorristas. Pois bem, os bañistas seriam LÉXICOS. Os socorristas estão aí para socorrer aos usuários da piscina. De fato, um bañista em apuros costuma gritar auxílio!auxílio! Ah, se os verbos falassem, diriam auxiliar! auxiliar! ajude-me que tenho que fazer uma pergunta! (estariam DO, DID, WILL, MAY sentados em sua torre de socorristas dispostos a atuar

#

Há que pensar que os verbos normais ou LÉXICOS se acrescentam sempre um -s- a si mesmos na 3º pessoa de singular, e às vezes acrescentam -é- no tempo verbal Presente à forma afirmativa. Para dizer em inglês “Ela joga” terá que dizer “She plays”. Para dizer em inglês “Tomás vai ao cinema com sua irmã Marta” terá que dizer “Tom goes to the cinema with her sister Martha”.

Na forma negativa, no entanto, há que utilizar DO NOT ou DOES NOT antes do verbo e nestes casos não se acrescenta a desinencia de 3ª pessoa de singular -s /-é.

Não está mau recordar que a 3ª pessoa de singular é ELA, ELE ou ISSO e em todos aqueles casos em que nos referimos a esta pessoa. Por exemplo, “nosso professor” é terceira pessoa de singular (“our teacher”= tenho ).

##

Na forma negativa e no tempo verbal PRESENTE se empregará DO / DOES para negar e interrogar : “I do not walk to”school / “Susan´s brother does not understand him” / “Do you speak English?”) .

###

Os verbos léxicos podem ser de duas classes: REGULARES ou IRREGULARES

*REGULARES (seguem a regra de acrescentar -ED à forma de PASSADO e PARTICÍPIO DE PASSADO, como por exemplo, to PLAY PLAYED PLAYED ou to SMILE SMILED SMILED)

*Os IRREGULARES rompem essa regra ou condição e, apesar de que a forma do PASSADO pudesse acabar em -ED não ocorre igualmente com a forma do PARTICÍPIO DE PASSADO rompendo a regra de acabar em -ED as formas do PASSADO e PARTICÍPIO DE PASSADO. (Exemplos: to CUT CUT CUT; to READ READ READ, to SHOW SHOWED SHOWN)

####

AUXILIARES . Os auxiliaries são verbos especiais. Há duas classes de verbos auxiliares. AUX PRIMÁRIOS . to be, to have e to do (3) e AUX MODAIS: may, might, must, have to”, can, could, will, would, shall, should . (10)

Ao todo são 13 verbos auxiliares e este número não é fácil de esquecer.

Os verbos AUXILIARES PRIMÁRIOS são os 3 verbos mais importantes na vida de um homem : ser, ter e fazer. Dos três verbos, o verbo TO DO (fazer) é o mais versátil já que emprega-se para negar e interrogar a outros verbos ( aos LÉXICOS)

Os AUXILIARES MODAIS chamam-se assim porque seguem umas modalidades como são possibilidade, permissão, obrigação, conselho, carência de obrigação, etcétera.

Estes verbos auxiliares seguem umas regras próprias muito concretas:

1/ não levam s/é na terceira pessoa de singular do presente

2/ não usam DO ou DO Not nem para negar nem para interrogar. Também não usam DID para o tempo passado.

3/ não admitem a partícula to de INFINITIVO

4/ não podem ir dois verbos AUXILIARES MODAIS juntos

***

Inglês. Gramática inglesa. Verbos com do ou outro auxiliar

Enviado por: Eugenio Fouz

País: Espanha Espanha 2 páginas

http://www.resumosetrabalhos.com.br/verbos-lexicos-ou-auxiliares-em-ingles.html

*

N.B:

http://www.rincondelvago.com

Tags: , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: